Case

 

Fomos procurados, pois queriam aumentar em 50% o volume de um tanque de óleo. A ideia inicial era refazer toda a estrutura.

 

O tanque estava apoiado sobre um radier estaqueado. As estacas eram pré-moldadas cravadas a cada 3m, com 15 m de comprimento

.

Nossa preocupação inicial foi verificar se a fundação resistiria aos novos carregamentos e verificar se o radier precisaria ser reforçado.

 

Já havia sido feito um calculo utilizando um software de estrutura e verificaram que o radier não resistiria aos novos esforços.

 

Para verificar se realmente a estrutura do radier precisaria ser reforçada, fizemos um modelo no Software Plaxis, que considera a massa de solo com um elemento resistente e deformável. Com este modelo, confirmamos que o radier precisaria ser reforçado, porém os esforços obtidos foram menores que os esforços obtidos no calculo convencional feito no software de estrutura.

 

Para verificar a fundação pedimos dois ensaios de CPT, juntamente com os dados do SPT, verificamos, pelo método de Aoki Veloso, que a estaca resistiria aos novos esforços, assim como, a armação da estaca.

 

A partir dessa analise, optou-se refazer o radier ao invés de reforçá-lo. Com isso, a economia foi de cerca de 20% da armação do radier e 100% dos custos da nova fundação.

 

Abaixo esta o modelo:

plaxis modelo.jpg