Case

 

Fomos procurados para tentar reduzir os custos de uma escavação estroncada de uma obra que estava iniciando, por isso, um dos pedidos era tentar alterar o menos possível o projeto.

 

Sem alterar os parâmetros do solo, apenas modificando o método de cálculo conseguimos reduzir o tamanho da ficha em 25% e a taxa de armadura em 10%. A diminuição da taxa de armadura poderia ser ainda maior, pois o momento reduziu em mais de 50%. Um dos pedidos era não mudar a espessura da parede. Como a parede era espessa a taxa armadura pouco alterou.

 

O cálculo original utilizou a NC03(1980), considerando um fator de segurança de 1,5(fase construtiva), muito utilizada na engenharia civil.

 

O novo cálculo desenvolvido pela empresa considerou o uso do Plaxis 2D. Utilizando a ferramenta Phi/c reduction, o fator de segurança deu 1,94. Só não reduzimos mais o tamanho da ficha porque aumentaria o deslocamento no topo da escavação, onde haviam residências.

 

Poderíamos ter otimizado ainda mais a solução se fosse disponibilizado ensaios de cisalhamento direto e ensaio triaxial, com isso chegaríamos a parâmetros melhores.

 

Abaixo esta o modelo e os diagramas de momentos dos dois modelos: